Estamos, cada vez mais, conscientes sobre as relações entre as ações de cada um de nós e as consequências para todos, tanto na disseminação da doença quanto, na questão ambiental e no desequilíbrio de ecossistemas. Precisamos ter hábitos mais saudáveis e sustentáveis! Precisamos colaborar e para isso é muito importante sabermos mais sobre o assunto!
Como um primeiro exemplo, vamos refletir sobre a produção das roupas que usamos.
Estudos demonstram que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo e, portanto, causa um grande impacto ambiental.
E os motivos são vários, vamos citar alguns:
• Os tecidos são tingidos com petroquímicos, durante a produção e consumo, cerca de 10% destes corantes são descartados em efluentes ( quando jogados sem tratamento nos cursos de água), causando diversos problemas ambientais, tais como: a mortalidade de peixes; proliferação excessiva de algas e Desequilíbrio do ecossistema aquático; diversas doenças tais como: a desinteria, meningite, amebíase, hepatites A e B, a contaminação por metais pesados;
• Além disso, parte significativa dos agrotóxicos, pesticidas e herbicidas produzidos no mundo são usados na indústria têxtil,
• E o uso de todos esses produtos provoca um grande desequilíbrio ambiental, acarretando o aumento das emissões globais de gás carbônico,
• Há, também, o enorme gasto de água, energia e transporte envolvidos em todo o processo.
Esclarecemos que, os derivados do petróleo são uma das principais fontes de energia e combustível em todo o planeta e são utilizados por diversos setores, sendo vitais para o funcionamento e desenvolvimento de diversos segmentos, ou seja, tudo tem o seu lado bom e o lado não tão bom. Precisamos aprender a conciliar desenvolvimento e sustentabilidade, pois o planeta está pedindo socorro há muito tempo!
E estamos citando o caso da indústria da moda apenas como um meio de chamar a atenção para o problema da crescente degradação do Meio-Ambiente e o aumento de enfermidades em todo o mundo.
Indústrias, refinarias, entidades públicas e privadas e a população, em geral, todos devemos entender a necessidade de buscarmos soluções que sejam sustentáveis, mas que não impeçam o progresso e o desenvolvimento de todos os países do mundo.
E com relação à moda, alguns novos hábitos são muito importantes!! O chamado “Consumo Consciente” é um deles, comprar menos peças e com maior qualidade. Você compra muitas roupas? Você tem o costume de comprar roupas usadas? Já doou suas roupas? Você já customizou alguma peça de roupa para reutilizá-la de outra maneira? Já se perguntou quais seriam os tecidos mais poluentes?
Com essas perguntas, queremos te conhecer melhor e saber o que você já fez para contribuir para a preservação do Meio- Ambiente ou quais atitudes acha importantes para essa preservação? Comente sobre esse assunto, vamos adorar conhecer a sua história e poder compartilhar bons hábitos e ações que visam à melhoria da qualidade de vida de todos nós!Consumo Consciente e a Preservação do Meio-Ambiente